10.11.15

#COMIGONÃO VIOLÊNCIA CONTA A MULHER: JÁ BASTA

BLOGUEIRAS UNIDAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


Hoje o assunto é muito sério: A Violência Contra Mulheres.

Nós sabemos que muita coisa ruim acontece atualmente, mas esse assunto em especial toca com mais força na gente por sermos mulheres, por imaginarmos a nossa vida nas mesmas tristes condições que várias outras mulheres estão.

Estatísticas do IPEA apontam dados muito sérios e que não podemos deixar para lá, como se nada estivesse acontecendo:

Sete em cada dez mulheres já sofreu ou vai sofrer uma situação de agressão, seja ela física ou psicológica, em algum momento da vida. Destas mulheres, a grande maioria jamais vai falar sobre este assunto, levando consigo cicatrizes irreparáveis, dolorosas, mas invisíveis aos nossos olhos.

Está na hora de dar um basta nisso! Precisamos ser respeitadas e toda a sociedade precisa abraçar esta causa, entender a seriedade do assunto e mudar essa cultura de desvalorização da mulher de uma vez por todas.




A mulher merece ser reconhecida em todos os aspectos, e é aí que os problemas aparecem:

· No trabalho, mulheres ainda ganham menos do que homens para exercer as mesmas funções.

· Em casos de estupro, muitas vezes, a mulher é julgada por pessoas que nem a conhecem. É muito importante deixar claro que a culpa não é da mulher que se veste ou se comporta de maneira adequada ou não: A culpa não é de ninguém senão do estuprador – que nada mais é do que um criminoso.

· Os homens, em geral, precisam enxergar a mulher com mais respeito. Cantadas no meio da rua são péssimas, e eles acham isso o máximo! A gente acaba se sentindo ofendida e, ao mesmo tempo, com medo.

· Já perceberam que nas festas o Open Bar liberado sempre é só para as mulheres? Será por quê, né? Nesses momentos dá pra notar direitinho como somos tratadas como objetos em muitas ocasiões.

· Muitas mulheres sofrem com violência doméstica. E quando falamos disso o assunto fica mais sério ainda. Imagina só a pessoa que era “o amor da sua vida” se tornar um monstro que te agride e te aprisiona? Em muitos casos chegam a acontecer assassinatos (crimes que finalmente foram enquadrados na Lei do Feminicídio e agora podem ser julgados com mais rigor).

· A roupa que uma mulher usa, a maneira como ela se comporta em alguma situação ou até mesmo os lugares que ela frequenta, não são razões que justificam qualquer mal feito a ela por outra pessoa.

Também estamos acostumadas a ouvir falar que ‘Grandes Homens’ construíram a sociedade da maneira como a conhecemos e talvez seja esse o nosso erro: acostumar-nos com isso.

Primeiro porque estamos cansadas de saber que muitas mulheres (MUITAS MESMO) tiveram papel fundamental ou protagonizaram vários acontecimentos, descobertas e invenções da humanidade. Segundo porque uma sociedade construída por ‘Grandes Homens’ obviamente vai sempre achar natural que os homens tenham privilégios, direitos ou funções que os diferenciem de nós, mulheres. E isso não é certo.

Homem ou Mulher, somos iguais em direitos, deveres e, principalmente, merecemos o mesmo respeito
.



Pensando sobre o quanto isso reflete no dia a dia das mulheres, dá para concluir o seguinte: Somente no dia que uma mulher não precisar mais temer andar sozinha nas ruas à noite, por exemplo, ou quando uma mulher tiver liberdade o bastante para entrar em uma festa, no metrô, em um evento qualquer, com a roupa quiser e, de forma alguma, ser julgada, abusada ou minimizada por isso, aí sim teremos conquistado nosso lugar de direito na sociedade. Reconhecidas, respeitadas e, principalmente, em pé de igualdade com os homens.
Vamos ter certeza de que a mulher é valorizada da maneira que merece quando todas nós não precisarmos mais chorar, caladas, nossas cicatrizes – físicas ou não – causadas por homens que nunca nos deram o devido respeito e valor. E se nesse caso falar em primeira pessoa pode soar um pouco estranho, você pode ter certeza que existe alguma mulher muito perto que vive ou viveu casos de abuso ou agressão que ela jamais vai esquecer – e talvez nunca vá te contar, também!
Teremos essa certeza quando, de forma geral entre as mulheres, o homem deixar de ser visto como uma figura ameaçadora. Ainda há muito caminho pela frente! E o apoio de cada uma de nós é mais do que essencial.


Mas, como podemos conseguir mudar algo que, mesmo de forma muito negativa, está associado à nossa Cultura?
É muito importante compreender que a denúncia dos abusos aos órgãos responsáveis é o primeiro passo para esta mudança. Discando 180 você tem um canal direto junto aos centros de apoio à mulher e mantem sua identidade anônima.
Mudar nossa mentalidade para entender o quanto esse tipo de coisa é séria também é importantíssimo. A mulher precisa se ver da maneira como ela realmente é: merecedora de mérito por suas conquistas, respeito por parte da sociedade e proteção por parte do Estado.
É preciso entender sobre as situações que acontecem com tantas mulheres e, se algum dia qualquer coisa parecida acontecer com você, tenha forças para não aceitar, para não se subjugar ou submeter a algo que você não quer! Muita coisa ruim já aconteceu para que fiquemos caladas sem dizer “comigo não!” em situações de abuso ou falta de respeito.
A Specialità Lingerie, criadora da campanha COMIGO NÃO, e todos os blogs parceiros que estão abraçando esta ideia de proteção e valorização à mulher, acreditam que o respeito seja a grande arma de enfrentamento a este tipo de violência.
Foi assim que nasceu a ideia da campanha #COMIGONÃO, que tem como objetivo mostrar às mulheres o seu poder, sua beleza, seu grande valor perante a sociedade e, principalmente, a sua capacidade de mudar os caminhos de sua vida, quebrar as correntes da opressão e se libertar para uma nova realidade.
O grito de guerra dessas mulheres é esse: Comigo Não!
Comigo não, porque a vida de uma mulher, seu corpo e seu destino, não pertencem a ninguém a não ser ela mesma.
Comigo não, porque nenhuma mulher merece sofrer maus tratos de homem algum.
Comigo não, porque é necessário força e coragem para vencer o medo e transformar uma realidade assustadora em algo que fique para sempre no passado.

Apoie esta causa! Conheça a campanha #COMIGONÃO:
Sobre a campanha e sobre quem a apoia: www.specialitalingerie.com.br/comigonao
Página do Facebook da campanha #COMIGONÃO: https://www.facebook.com/comigonao


Lembre-se: Quando você permanece neutro(a) em qualquer situação de opressão, você também se torna opressor. Disque 180 e denuncie!

76 comentários:

  1. Adorei a iniciativa de publicar sobre o assunto!
    Já chega de violência...
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  2. Estou amando esta corrente do bem em prol do combate a violência contra a mulher, e que consigamos combater não só essa violência mas tantas outras. Juntos nós somos mais fortes. Nossa união pode mudar nossa realidade, parabéns
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  3. Essa campanha é ótima, é preciso divulgar mesmo.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
  4. É muito bom a gente ver iniciativa das meninas falarem sobre esse assunto, mas devemos persistir sempre! Adorei o post e já estou seguindo. Visita meu cantinho?
    vivyanlourds.blogspot.com.br
    Um beijo. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, obrigada por seguir, vou agora conhecer o seu cantinho, beijos.

      Excluir
  5. Já vi esse post hoje em outro blog!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais blogueiras participando melhor né, beijos.

      Excluir
  6. Nossa, as estatísticas são incrivelmente ruins!
    Parabéns por abraçar essa causa.

    www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já divulguei também sobre a companha amiga.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Jana, quanto mais pessoas unidas melhor, beijos.

      Excluir
  8. Violência contra a mulher é a pior coisa que existe =\
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  9. Cah, ótimo post! Mulheres unidas, vou divulgar logo mais!

    palomacassiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho muito importante abordarmos esse assunto no nosso Blog. A loja também entrou em contato comigo, irei publicar nos próximos dias.
    Beijos
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo lindona, quanto mais pessoas participando melhor, beijos.

      Excluir
  11. Já vi alguns blogs falando dessa campanha, linda atitude!
    Beijos!!

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post!
    É importante demais que esse tema seja discutido, afinal essa é uma triste realidade.
    Precisamos erradicar esse maldito machismo que apoia a submissão!
    Beijos...

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo e é muito importante a participação de todos, beijos.

      Excluir
  13. ta linda essa campanha, adorei

    BJuuuuuuu
    www.blogjumedeiros.com

    ResponderExcluir
  14. É importante falar sobre esse tema que atinge muitas mulheres. É uma ótima campanha. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  15. Também fui convidada a participar desta campanha e achei uma ótima iniciativa de consciencização. Precisamos colocar a boca no mundo mesmo ao invés de permanecer omissas.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, é super importante a participação de todos, beijos.

      Excluir
  16. É, eu tinha visto essa campanha. Achei excelente!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Aquela duplinha é maravilhosa. Estou adorando!

    Vi essa campanha em vários Blogs e achei muito bacana. Essa violência só vai ter fim se as mulheres se unirem.

    Ótima quarta, Camila!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor, é super importante a união de todos, beijos.

      Excluir
  18. Oii Cah que ótima essa campanha, com certeza é algo para ser compartilhado!!
    Bjs
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é super importante a participação de todos, beijos.

      Excluir
  19. Ótimo post e iniciativa.

    Visite:http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Post excelente, parabéns!
    Todas as mulheres vítimas de qualquer violência devem denunciar sempre!
    Semana passada eu tive palestra sobre esse tema e foi muito bom.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super importante falar sobre o assunto e não se calar, beijos.

      Excluir
  21. Esse post merecer ser lido por todas mulheres desse mundo....para que elas possam se valorizar e saber que são especiais independente de qualquer coisa.
    Muito linda essa campanha amiga.

    #COMIGONÃO VIOLÊNCIA CONTA A MULHER: JÁ BASTA

    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa campanha é linda mesmo, e com você disse merecer ser compartilhada, beijos.

      Excluir
  22. Achei essa campanha incrível e apoiei também.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo flor, quanto mais gente participando melhor, beijos.

      Excluir
  23. É muito boa iniciativa, temos que denunciar , mas o mais
    importante é a vitima denunciar o agressor.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade tudo depende da denuncia da vitima, beijos.

      Excluir
  24. A violência contra qualquer ser deve ser combatida, não só contra a mulher. Porém, diante dos números alarmantes de violência contra nossas mulheres, elas merecem um trabalho e conscientização especial. É um tema que não pode e não deve sair de pauta.
    Excelente postagem.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, temos que falar sobre o assunto sempre, beijos.

      Excluir
  25. Campanha perfeita,também estou participando,beijos Cáh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindona quanto mais blogueiras participarem melhor, beijos.

      Excluir
  26. adorei a campanha e super apoio ela , sempre que poço faço de tudo para ajudar nesse tipo de campanha !
    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo flor, vamos fazer a nossa parte né, beijos.

      Excluir
  27. Eu também abraço essa causa. Segundo pesquisas, 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil!!!
    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  28. Postagem maravilhosa abraço essa causa
    Novo Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=06avCiMDYGA
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Já vi essa campanha em outro blog achei muito legal a iniciativa.
    Bjo aguardo sua visita no blog www.nemteconto.net

    ResponderExcluir
  30. Que iniciativa incrível a sua! Essa campanha é ótima, e com certeza vai ajudar muitas mulheres que infelizmente passam por essa situação.
    Um grande beijo! ❤

    www.r-nuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona, vamos fazer a nossa parte né, beijos.

      Excluir
  31. Eu super apoio essa campanha #comigonão
    As mulheres devem ser mais respeitadas, valorizadas
    Chega de violência , chega de sofrer
    Esmalte&cia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, vamos todos juntos contra a violência, beijos.

      Excluir
  32. Para refletir ne. Gostei do teu texto eu penso muito isso não adianta não fazer o mal se você não fizer o bem fica elas por elas, se calar não é ajudar ...
    Boa abordagem :)
    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o importante é todos se unir contra esse tipo de violência, beijos.

      Excluir
  33. Super apoio! Mulheres tem que ser respeitadas sempre. Chega de abuso!
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo flor, basta de violência, beijos.

      Excluir
  34. As mulheres lutaram tanto para conseguir o seu espaço na sociedade, e são atingidas pela violência de covardes. É triste, mas é uma causa que todas nós devemos lutar contra!

    Beijão!
    http://www.papodemeninasaer.com/
    @blogpapodemeninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade precisamos da participação de todos, beijos.

      Excluir
  35. Verdade Cah vai fazer 20 anos que sou casada e graças a Deus eu e meu marido contruimos um casamento e uma família linda nunca brigamos, briguinhas normais acontece sou muito chata kkk. Mas enfim conheço uma mulher que cada 15 dias apanha do marido!!! Mas não o denuncia e fica brava se denunciarem ele para a policia o que se faz num caso desses? Beijos da Ju http://www.cantinhojutavares.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nesse caso não podemos fazer muito, pois esse tipo de crime depende da denúncia da vítima, mais vamos fazer a nossa parte e tentar mudar isso né. Fico super feliz em saber de um casamento tão longo e feliz como o seu lindona, beijos.

      Excluir
  36. Sim é muito importante falar sobre o assunto, beijos.

    ResponderExcluir